Brincadeiras que estimulam
Do nascimento a 1 ano
O bebê se desenvolve intensamente — ao nascer, ele já consegue reconhecer a voz de quem o cerca e se recordar dos sons que ouvia na vida intrauterina, como a voz materna. Já a visão do bebê é desenvolvida ao longo dos meses, tornando-se nítida apenas por volta do oitavo mês de vida.
Os movimentos, inicialmente desordenados, aos poucos se tornam mais elaborados, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento infantil. E o bebê passa a demonstrar cada vez mais interesse e intenção!
Por fim, o desenvolvimento do tônus postural já possibilita o sustento da cabeça por volta dos três meses. Isso permite que a criança comece a se sentarcom apoio aos 6 meses; sem apoio aos 9 meses; e manter-se em pé quando apoiada aos 11 meses.
De 1 a 2 anos
Em média, os bebês começam a andar com 1 ano e 3 meses. Esse progresso das habilidades motoras permite que a criança consiga subir em móveis , por exemplo, até 1 ano e 6 meses. Além disso, ela já poderá correr e descer escadas até completar 2 anos.
Ainda, entre 1 e 2 anos, a criança adquire maior vocabulário para seu desenvolvimento cognitivo infantil. Assim, consegue arriscar alguns sons mais parecidos com palavras, o que poderá ocorrer logo aos 12 meses, evoluindo até os 24 meses. Em seguida, a criança já poderá começar a formar pequenas frases, que podem ser incentivadas por meio de atividades para desenvolver o vocabulário.
Entre o primeiro e o segundo ano de vida, costuma ocorrer também o desmame . Para finalizar, nessa segunda etapa do desenvolvimento infantil, a criança mostra-se mais sociável e poderá realizar pequenas atividades com ajuda dos adultos, tais como vestir-se, escovar os dentes e desenhar.
De 2 a 3 anos
Entre 2 e 3 anos, a criança mostra um melhor controle do seu corpo, já sendo possível o desfralde. Além disso, ela já poderá se alimentar sozinha e começa a ter predileção pelo lado esquerdo ou direito do seu próprio corpo, descobertas valiosas para o desenvolvimento infantil.
Nesse período, as crianças também apresentam um maior domínio e entendimento da fala . Assim, aos 3 anos, é comum que os pequenos consigam cantar, contar histórias e manter pequenos diálogos, destacando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.